Massa Caseira by Carla Vilhena



https://carlavilhena.com.br/massa-caseira/

blog-da-carla-vilhena-massa-caseira
Você já deve ter notado que eu adoro cozinhar. Sempre me fascinou a alquimia, misturar os ingredientes, como numa fórmula mágica, e obter um resultado mais gostoso do que os sabores tomados em separado. Outra coisa que me atrai é o “eu que fiz”, saber que fui capaz de transformar o que a natureza nos dá em alimento.
Esta receita que eu vou dar aqui é a que foi ao ar no programa Estrelas, da Angélica, no dia 10/09/2016. Eu costumo fazer junto com a família no fim de semana, porque é uma forma de reunir todo mundo em torno da preparação do almoço. Não por algum motivo romântico, é porque eles ficam em cima ansiosos pra ficar pronto logo…
blog-da-carla-vilhena-massa3  img_0051
Filosofias à parte, nada mais gostoso do que descobrir que algo que você achava dificílimo, como fazer massas caseiras, não só é fácil, como muito prazeroso. A receita é uma bobagem: para cada 100g de farinha, junte um ovo. Só isso. blog-da-carla-vilhena-massaSe você quiser uma massa mais firme, a que os italianos chamam de “al dente”, pode misturar meio a meio a farinha de trigo comum com a sêmola di grano duro, uma farinha amarelinha que vende em supermercados mais bem sortidos.
Agora vamos à preparação, que pode ser bem divertida se você conseguir seduzir marido e filhos para participar:
Junte a farinha (pese numa balança) com os ovos numa tigela grande. Amasse muito bem até desgrudar das mãos. Se precisar, acrescente ovo ou farinha, mas normalmente dá certinho a proporção, é só uma questão de amassar beeeem mesmo. É aí que entra o marido… o meu já sabe o ponto da massa e usa os muques para fazer o trabalho mais difícil.




Depois vem a parte que as crianças gostam: faça pequenas bolas pouco maiores que uma bola de tênis e abra com o rolo de pastel sobre uma superfície enfarinhada, pode ser no mármore da pia ou numa mesa de fórmica. Tem que ficar bem fininho e não pode grudar no rolo. Para cortar a massa, eu uso um cortador de pizza, daqueles redondos que correm sobre a massa sem agarrar. Vá arrumando as tiras de macarrão num tabuleiro enfarinhado ou, melhor ainda, pendure em algum lugar para secar.
thumb_dsc_0190_1024
Existem cabideiros especiais para secar massa, mas você pode usar o que quiser, até o encosto das cadeiras da cozinha. Deixe secar por mais ou menos seis horas e então pode guardar por até uma semana.
blog-da-carla-vilhena-massa4
Eu vou contar um segredo: comprei uma máquina de massa italiana que corta em diversos formatos. Mas se você não tiver, o modo de fazer com o rolo e o cortador dá quase no mesmo.
blog-da-carla-vilhena-massa2
Se você quiser comer a massa fresca, vá cortando e cozinhando em água fervente salgada. Use bastante água para não grudar. Fica pronto muito – MUITO – rápido ( 2 a 3 minutos). Ponha o seu molho preferido e sirva. Depois me conte como ficou. A Angélica gostou!
estrelas

Comentários